terça-feira, 29 de setembro de 2020

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA

 A água é um dos recursos naturais essenciais à vida, podendo ser considerada juntamente com a energia solar, um dos mais importantes entre eles. Os recursos hídricos são indispensáveis para a manutenção dos ecossistemas da Terra e sem eles, a vida tal como conhecemos, não existiria. É impossível falar em preservação do meio ambiente sem falar em preservação de nascentes e matas ciliares.

Atualmente a quantidade de água doce disponível é de 2,5% e a maior parte das reservas (cerca de 80%) está concentrada em geleiras nas calotas polares. Preservar os cursos d’água e recuperar as áreas desmatadas do seu entorno, bem como fazer uso consciente desses recursos, são medidas indispensáveis para a manutenção da biodiversidade do nosso planeta e também para a sobrevivência de nossa espécie.

Diante da importância desse recurso ambiental está sendo realizado o programa de monitoramento da qualidade da água da PCH Ponte Serrada.

PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA

Esse programa consiste em realizar coletas periódicas de amostras de água do rio em locais estratégicos, com a finalidade avaliar a qualidade ambiental da água e se possam vir ocorrer interferência de fontes poluidoras ou dos trabalhos de instalação da PCH.

Esse acompanhamento é de tamanha importância que consta na LAO da PCH Ponte Serrada, devendo ter os resultados nos relatórios de monitoramento ambiental da PCH apresentados para o órgão ambiental (IMA-SC).

Como o programa é feito?

Com uma frequência trimestral o pessoal da MF Consultoria Ambiental, vai a até os pontos estratégicos de amostragem, onde a CGH Limoeiro está sendo construída, e realiza a coleta de amostras de água, essas amostras são enviadas para um laboratório credenciado que executa várias análises e emite laudos com os resultados.
Esses resultados são comparados à parâmetros disponíveis na legislação ambiental, junto ao cálculo de índices de qualidade tais como, IQA (índices de qualidade da água) e IET (Índice de estado trófico), para ser assim possível verificar os padrões de qualidade do rio.

Caso haja alterações no parâmetros e nos índices, devem ser propostas medidas e ações que visem identificar as fonte poluidoras, para evitar e mitigar essas influências negativas sobre a qualidade da água.

Dessa forma com o acompanhamento periódico da qualidade da água é possível também conhecer as condições ambientais do rio (no local) pois antes da instalação do empreendimento até a operação esse monitoramento da água deve ser continuado, possibilitando acompanhar ao longo do tempo o “comportamento” da qualidade da água.

Dessa forma esse programa objetiva manter a qualidade da água e identificar caso ocorra poluição ambiental nesse recurso tão importante.
Na imagens a seguir podemos ver as ações já realizada nesse programa ambiental. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário