quinta-feira, 9 de julho de 2020

Educação Ambiental

"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."

Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.

A educação ambiental está em constante diálogo com a sociedade. A escola, portanto, tem a obrigação de formar cidadãos conscientes. Isto é, que saibam reconhecer os problemas da comunidade ou do mundo; e que tenham espírito comunitário para agir ‘contra’ esses problemas. Uma prática pedagógica mais voltada para a educação ambiental é, então, uma das bases para reduzir os grandes problemas sociais, ambientais e econômicos que o mundo sofre hoje em dia.

Para que haja uma verdadeira educação ambiental é necessária a entrada dos conceitos da sustentabilidade, muitos estudiosos da área afirmam que a fase da vida mais importante para o desenvolvimento da cidadania é a infância.

Numa prática educativa voltada para a consciência ambiental, as crianças aprenderiam sobre várias questões, como por exemplo: como usar os recursos naturais de forma responsável, qual é a importância da natureza na vida do homem, como devem ser separados os resíduos de casa, etc.

Na educação ambiental a teoria apenas não basta, é fundamental que os alunos vejam na prática como usar o que aprenderam na sala de aula. Levem as crianças a refletirem sobre as questões ambientais, incentivo em projetos pedagógicos e em atividades extracurriculares mais voltadas a conscientização dos problemas que a natureza sofre e como resolvê-los, chamar toda a sociedade com a intenção de mobilizar um espírito comunitário e solidário na própria sociedade, etc.

O governo também tem um papel essencial na aplicação dessas práticas educativas na escola. Ele pode fazer leis, mudar as grades curriculares das escolas da rede pública, iniciar projetos de sustentabilidade aplicados a educação, etc.
           
A educação ambiental, então, é capaz de formar cidadãos conscientes sobre os problemas do meio ambiente. Somente essa educação pode criar perspectivas para uma mudança real dessas dificuldades mundiais. Mas para que haja essa formação é indispensável à união do governo, da sociedade e da escola.

Os objetivos da educação ambiental, portanto, não estão relacionados à improvável supressão do efeito do homem sobre o meio, mas na busca da harmonia de suas ações com o ecossistema.

Para tanto, ela trabalha com as seguintes metas:

Promoção de conscientização e da sustentabilidade ao meio ambiente;     
Desenvolvimento do conhecimento e da compreensão dos problemas ambientais;           
Motivação para ações de melhorias e manutenção da qualidade ambiental;          
Engajamento nas atividades que levem à resolução dos problemas;

Importante dizer ainda que a educação ambiental não defende um ponto de vista particular. Ela ensina os indivíduos sobre como avaliar os diversos aspectos envolvidos na resolução de um problema e a buscar a melhor solução possível dentro do contexto existente.

A CGH Limoeiro tem em seu escopo de monitoramento ambiental  durante a fase da instalação, o programa de comunicação social e educação ambiental. Esse visa divulgar informações de cunho ambiental, e realizar a comunicação junto a sociedade interessada. sendo que o presente blog faz parte das ações de educação e comunicação ambiental da CGH.

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