"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº
9795/1999, Art 1º.
A educação ambiental está em constante
diálogo com a sociedade. A escola, portanto, tem a obrigação de formar cidadãos
conscientes. Isto é, que saibam reconhecer os problemas da comunidade ou do
mundo; e que tenham espírito comunitário para agir ‘contra’ esses problemas.
Uma prática pedagógica mais voltada para a educação ambiental é, então, uma das
bases para reduzir os grandes problemas sociais, ambientais e econômicos que o
mundo sofre hoje em dia.
Para que haja uma verdadeira educação
ambiental é necessária a entrada dos conceitos da sustentabilidade, muitos
estudiosos da área afirmam que a fase da vida mais importante para o
desenvolvimento da cidadania é a infância.
Numa prática educativa voltada para a
consciência ambiental, as crianças aprenderiam sobre várias questões, como por
exemplo: como usar os recursos naturais de forma responsável, qual é a
importância da natureza na vida do homem, como devem ser separados os resíduos
de casa, etc.
Na educação ambiental a teoria apenas
não basta, é fundamental que os alunos vejam na prática como usar o que
aprenderam na sala de aula. Levem as crianças a refletirem sobre as questões
ambientais, incentivo em projetos pedagógicos e em atividades extracurriculares
mais voltadas a conscientização dos problemas que a natureza sofre e como
resolvê-los, chamar toda a sociedade com a intenção de mobilizar um espírito
comunitário e solidário na própria sociedade, etc.
O governo também tem um papel
essencial na aplicação dessas práticas educativas na escola. Ele pode fazer
leis, mudar as grades curriculares das escolas da rede pública, iniciar
projetos de sustentabilidade aplicados a educação, etc.
A educação ambiental, então, é capaz de formar cidadãos conscientes sobre os
problemas do meio ambiente. Somente essa educação pode criar perspectivas para
uma mudança real dessas dificuldades mundiais. Mas para que haja essa formação
é indispensável à união do governo, da sociedade e da escola.
Os objetivos da educação ambiental,
portanto, não estão relacionados à improvável supressão do efeito do homem
sobre o meio, mas na busca da harmonia de suas ações com o ecossistema.
Para tanto, ela trabalha com as
seguintes metas:
Promoção de conscientização e da
sustentabilidade ao meio ambiente;
Desenvolvimento do conhecimento e da compreensão dos problemas ambientais;
Motivação para ações de melhorias e manutenção da qualidade ambiental;
Engajamento nas atividades que levem à resolução dos problemas;
Importante dizer ainda que a educação
ambiental não defende um ponto de vista particular. Ela ensina os indivíduos
sobre como avaliar os diversos aspectos envolvidos na resolução de um problema
e a buscar a melhor solução
possível dentro do contexto existente.
A CGH Limoeiro tem em seu escopo de monitoramento ambiental durante a fase da instalação, o programa de comunicação social e educação ambiental. Esse visa divulgar informações de cunho ambiental, e realizar a comunicação junto a sociedade interessada. sendo que o presente blog faz parte das ações de educação e comunicação ambiental da CGH.
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